sábado, abril 30, 2005


Armando Luís de Carvalho Homem fez este comentário que eu não resisto a colocá-lo mais em evidência. Aqui vai:

Caro Octávio
Parabéns também a Si pelo sentido de oportunidade, ao inserir esta foto num momento de grande alegria para os adeptos, de perto ou de longe, da que também é uma «equipa de todos nós». Aliás o tema ACADÉMICA tem andado aqui na ordem do dia em «comments» particularmente polémicos: a ACADÉMICA surge assim como UM FACTOR DE CONSENSO e a colocação da foto não poderia ser mais oportuna. E para quem, pela idade, conheceu a equipa de Mister Mário Wilson (ca. 1964-1969), dos 2.º e 5.º lugares no Campeonato (1967 e 1968), de algumas «partidinhas» aos GRANDES nos seus terrenos (vitórias e empates nas Antas e em Alvalade, eliminação do Benfica e do Sporting na Taça 67 e do 2.º também na Taça 69; as reacções - sobretudo dos adeptos portistas - eram sempre «raivosas» ou pouco menos; e houve jornalistas desportivos - mormente d' A BOLA -que se converteram em «bêtes noires» na Coimbra de então), das duas finais da Taça de Portugal (1967 e 1969),dos guarda-redes Maló (já aqui disse isto e repito: quando é que Coimbra homenageia um grande jogador que não quis ser profissional e que se converteu num distinto clínico e lente de Estomatologia ?), Brassard, Viegas (tenho uma foto de grupo da latada de Ciências 1967/68 em que ele está - era então finalista de Matemática; vou-lha mandar logo que possa) e Melo, dos defesas Bernardo, Celestino, Rui Rodrigues, Curado, Castro, Vieira Nunes e Marques, dos médios Gervásio, Toni, Rocha, Pedrosa e Peres (célebre internacional do Sporting que jogou em Coimbra em 68/69) e dos avançados Crispim, Mário Campos, Jorge Humberto, Manuel António, Ernesto, Artur Jorge, Serafim (já desaparecido, este grande avançado despontado no F. C. Porto, transferido para o Benfica europeu dos anos 60 - e nunca conseguindo lugar certo na equipa principal ...- e concluindo carreira na Académica, 1966-ca. 1969; pela Briosa foi pela última vez internacional em Junho de 67, em jogos da fase preliminar do EURO 68, face à Suécia - empate em Estocolmo - e à Noruega - vitória em Oslo) e Vítor Campos (e ainda alguns ligeiramente posteriores, como o malogrado avançado Neno, o também avançado António Jorge ou o médio Vala; ou então glórias mais antigas, como Bentes - a quem Manuel Alegre dedicou um poema -, o próprio Mário Wilson e o depois médico Mário Torres) o dia é duplamente especial...

Apenas uma sugestão: seria possível acrescentar a legenda ? Quem são aqueles 11 «heróis» que ontem garantiram praticamente a permanência na divisão principal ?

E um post-scriptum: creio que os «arquivos interiores» de JOSÉ MIGUEL BAPTISTA contém muita informação sobre a Académica daqueles tempos áureos que evoquei. Quando é que ele aparece no blog, para falar sobre isto ou sobre o seu percurso musical?

Um grande abraço

Armando Luís de Carvalho Homem
Posted by Hello

relojes web gratis