quarta-feira, abril 27, 2005


Capa do CD "Victor Almeida e Silva - Trova Lírica", edição Movieplay Portuguesa, SA., saído em 1994. Este é um disco referência na evolução do "Fado de Coimbra". Os temas originais, do género Balada, compostos por Victor Silva, são de grande qualidade, muito bem interpretados e primorosamente acompanhados por dois grandes senhores: Paulo Soares, à guitarra e Carlos Costa, à viola. A voz de Víctor Silva faz lembrar José Afonso, embora tenha o seu cunho pessoal, pois distinguem-se perfeitamente. Não há cópia, apenas influência benéfica. Encontram-se poemas belos do insigne poeta Aurelino Costa, ainda pouco divulgado! O instrumental "Tarde de Serenata", de Paulo Soares, é um tema originalíssimo, com uma estrutura bem cuidada, antevendo a guitarra do futuro. Carlos Costa, além dos acompanhamentos muito bem conseguidos, ainda é autor de um saboroso "Fado". Pena é que este trio se tenha desfeito, pois poderia vir a enriqucer bastante o espólio coimbrão.
Vou transcrever três textos incluídos no caderno que vem junto com o CD:
"Este trabalho surge como corolário de uma ambiência muito própria que se inicia nas margens do Mondego. Foi na canção de Coimbra, vista no seu sentido mais lato, englobando fados, baladas e guitarradas, que Victor Almeida e Silva, Paulo Soares e Carlos Costa se iniciaram no estilo próprio que os identifica. Fruto de perfeita simbiose, resultante da grande amizade que os une, surgem arranjos onde voz e instrumentos dialogam constantemente. Sem ferir a raíz coimbrã, dela se afastam, levados por uma sensibilidade comum que partilham".
Segundo texto:
"Póvoa, 12 de Janeiro de 1989
Aqui te mando alguns «versos» que a musa ditou. São temas e imagens de um quotidiano. Penso que revelam aquilo a que alguém como tu e eu não podem fugir em momentos de criação: a inocência, o amor, o brilho das pedras, das águas, «a paixão» terna e doce de alguém que se ama ... Penso, também, que só a TUA VOZ, na candura de trovador, poderá dar alma àquilo que um feitor de «versos» apresenta! Isto porque a TUA VOZ, foi das coisas mais lindas e mais puras que me foram dadas a conhecer em toda a minha vida. Se Coimbra valeu alguma coisa foi conhecer-te, ouvir-te e saber que uma nova alma «nasce no coração da gente». BEM HAJAS! (Aurelino Costa)"
Terceiro texto
"Lisboa, 13 de Abril de 1994
Sempre considerei que a música de matriz Coimbrã tem como uma das suas mais importantes características a de poder abarcar, sem trair, os mais variados temas - quer musicais, quer poéticos - possibilitando assim que o Espírito criativo dos seus compositores e intérpretes se possa manifestar sem subterfúgios ou disfarces. Assim foi sempre e, ao contrário do que alguns julgam, as ortodoxias vigentes foram sendo ignoradas pelas sucessivas gerações de cultores, fieis aos ditames da sua sensibilidade e ao espírito do seu tempo. A unidade na diversidade consegue-se no respeito profundo pelas raízes e na aceitação tácita de que o Burgo inconfundível a todos marca duma maneira indelével e pedagógica com a sua magia e os seus valores imanentes e intemporais. Como exemplo do que atrás digo, surgem de vez em quando artistas como Victor Silva, cantor exemplar de temas antigos mas que não se deixou vencer pelo imobilismo criando ele próprio as suas canções - algumas de grande qualidade e sem complexos - recriando com mestria algumas baladas do seu ídolo de sempre o inesquecível José Afonso. Eis aqui, nesta gravação, um exemplo de como a música de Coimbra pode e deve ser entendida por todos os seus cultores, sem preconceitos e a antecipar-lhe o futuro. Grande êxito bem o merece Victor Silva! (Luiz Goes)" Posted by Hello

relojes web gratis