sexta-feira, abril 15, 2005


EP "Verdes Anos", 2º disco de Carlos Paredes com Fernando Alvim, editado em 1963 pela Alvorada - Rádio Triunfo. São Guitarradas sob o tema do filme "Verdes Anos" como consta da capa do EP. Inclui "Despertar", "Raiz", "Acção" e "Frustração". Anteriormente à saída deste EP, assisti no Teatro Avenida, com casa à cunha, ao referido filme de Paulo Rocha nesse mesmo ano de 1962. Foi um sucesso! O filme foi excelente - outra coisa não seria de esperar, pois só assim Carlos Paredes nele colaboraria - e a música de características dramáticas, de acordo com o dramatismo das cenas, além de estar perfeitamente enquadrada nestas, tinha uma pujança que só uma grande orquestra, pensaríamos nós, poderia dar. Aquela música parecia magia! Como se tocava aquilo? Como se podiam tirar aqueles sons de um instrumento tão frágil?
Os dias até à saída do disco foram de enorme ansiedade. Queria ouvir mais uma vez aquela bela sinfonia, como lhe veio a chamar Afonso de Sousa.
E o disco saíu, enfim. Se no 1º que gravou a estupefacção foi grande, neste então, fez-nos ficar mudos de espanto! O que era possível fazer com uma guitarra! Como se passaram tantos anos sem que ninguém de tal suspeitasse? Eram novas dedilhações de mão direita, com alternância de polegar indicador, eram as harmonias agora muito mais sofisticadas, de rara beleza, era o som arrancado daquela guitarra como até aí nunca se ouvira, era o Fernando Alvim com um espantoso trabalho na viola! Era um virtuosismo levado às últimas consequências.
Comecei logo a sentir nos dedos aquele frémito de desejo de ficar por dentro daquelas maravilhas. Foi um ensaio de paciência que fiz, mas que deu os seus frutos. Aquelas quatro peças deixaram de ter segredos, depois de um árduo trabalho, com a ajuda de um gravador de duas velocidades. Sem esta ajuda, teria demorado o dobro do tempo.
Agora, com os computadorres, o trabalho está extremamente facilitado. Podemos ouvir nota a nota, se quisermos; e não há mudança de oitava, como acontecia no gravador com a música a metade da velocidade, com a tonalidade a passar para uma oitava inferior, além de os sons ficarem arrastados e de difícil distinção entre eles.
Com as oito peças de Carlos Paredes e o que até aqui tinha aprendido, a minha bagagem guitarrística era já invejável ......
Vou transcrever o que Carlos Paredes escreveu para este disco, exposto na contracapa:
"«Verdes Anos» conta-nos a história de dois pobres camponeses muito jovens, que tentam a sua sorte em Lisboa. Aí se encontram, se apaixonam um pelo outro e se tornam presa das ratoeiras que, em contraste com a vida simples do campo, lhes arma a ostentação brilhante e enganadora da capital.
Tratando-se dum filme em que um dos elementos em evidência é o cenário de uma grande cidade, achou-se oportuno utilizar na música de fundo um instrumento popular urbano nela radicado: a guitarra portuguesa. Por outro lado, o conteúdo do filme desaconselhava qualquer ligação com o espírito bairrista do fado, normalmente vincado no estilo peculiar deste instrumento. Pretendia-se, em princípio, uma música descritiva e não de carácter.
Na impossibilidade de dar completa satisfação a este intento, demasiado ambicioso para o nível musical que a guitarra portuguesa ainda não ultrapassou, procurou-se uma associação das formas simples, que lhe são características, com temas sem vínculo local, de forma a integrar a guitarra no sentido lógico de cada cena.
Contém, pois, este disco, um arranjo feito sobre o fundo musical do filme "Verdes Anos", realizado por Paulo Rocha, previamente dividido em quatro partes, correespondentes a outras tantas divisões do argumento".

Posted by Hello

relojes web gratis