sexta-feira, maio 20, 2005

Um método oportuno

Por Augusto Mesquita *

O autor deste Método de Guitarra Portuguesa é um excelente executante. Envolveu-se de tal forma, que se entregou, quase em exclusivo, ao estudo, ao ensino e à divulgação da Guitarra Portuguesa. Ultrapassou agora o “tocar muito” e o “saber ensinar”: elaborou e edita agora este Método, suprindo lacuna lamentável, completando um ciclo e abrindo caminho a uma estrutura pedagógica.
É que a aprendizagem de um instrumento necessita, como é óbvio, de um manual que apoie, incentive, tire dúvidas, abra caminhos, desperte interesse e curiosidade. Claro que com requisitos vários de ordem técnica e pedagógica. E é o que acontece neste caso: página a página, gradualmente, até o “amador” pode descobrir como tocar, como progredir, como descobrir novos temas, exercícios, etc. Quem optar por um estudo mais profundo, também o poderá utilizar. A “nossa” Guitarra tem agora este precioso combustível que espero faça muitos e bons executantes.
Este Método pode ser utilizado por quem domina a leitura musical e também por quem não a conhece. O que permite que seja acessível àqueles para quem as pautas são “cifras” intransponíveis, alargando assim o campo musical a muitos mais futuros guitarristas, a muita mais música em Guitarra Portuguesa, que já deveria ser disciplina nos nossos Conservatórios.
Sempre que se trabalha no que é “nosso” e se defende assim a Música, não posso deixar de aplaudir com entusiasmo. E, a bem do ensino, da cultura e da arte, aprovar, recomendar e felicitar o autor por este trabalho.
É para isso que poderão servir estas linhas.

* Presidente da Comissão Instaladora do Conservatório de Música de Coimbra. Director Artístico do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.

relojes web gratis