sábado, julho 02, 2005


Partitura de "Variações de Coimbra" (3) de Afonso de Sousa.
Esta magnífica guitarrada foi excelentemente executada e gravada por Jorge Tuna no seu primeiro EP, quando ainda estudante. O próprio autor se referiu a este facto, dizendo que Jorge Tuna a tinha tocado melhor que ele. Existe, pois, uma gravação pelo próprio Afonso de Sousa, ainda em discos de 78 rotações.
Segue-se um texto de António M. Nunes sobre esta peça.
"VARIAÇÕES DE COIMBRA", em compasso 4/4 e tom de Lá Menor, é peça instrumental para Guitarra Toeira de Coimbra, já com a nova afinação popularizada por Artur Paredes. Foi composta em 1928 e gravada por próprio autor em Guitarra TC, com acompanhamento de violão aço por Laurénio da Silva Tavares. A gravação decorreu em Lisboa, no 2º semestre de 1929, e foi editada no 78 rpm Columbia J 895, figurando na outra face uma versão instrumental do lisboeta "Fado Liró" (de Nicolino Milano). Na referida sessão fonográfica, AS gravou ainda as matrizes de Variações em Lá Maior, Motivos Populares, Temas Tristes e Variações em Ré Menor, todos da autoria do executante leiriense. Infelizmente, das muitas gravações em que participou AS, nem todas foram comercializadas, particularmente do próprio, de Bettencourt e também de Armando Goes.
"Variações de Coimbra" entrou no repertório da CC e veio a ser magnificamente reinterpretada por Jorge Tuna/Jorge Godinho/Durval/Tito, num Ep de ca. 1960, editado pela Alvorada. Tuna acelerou o andamento de alguns compassos, mas AS achou que a reinterpretação estava melhor do que o original. A versão Tuna consta do Cd "Jorge Tuna. Coimbra, Porto, EDISCO, ECD 133, ano de 2000, faixa nº 12, numa reedição criminosa que não identifica autorias nem matrizes originais de gravação.
Afonso de Sousa (1906-1993) nasceu e faleceu em Leiria, tendo estudado Direito na UC entre 1924-193o. Bem pode ser considerado, e com inteira justiça, o pai da 2ª guitarra de Coimbra, além de figura graúda da chamada "Década de Oiro". No próximo ano passará o centenário do nascimento de Afonso de Sousa e de Armando Goes. Oxalá se possa estudar, reeditar fonograficamente e transcrever as peças destes intérpretes e criadores da CC.

Etiquetas:

relojes web gratis