sábado, setembro 17, 2005

Antigas Coplas Populares que se vieram a usar na Canção de Coimbra
António M. Nunes

No mês de Agosto de 1989, estando a trabalhar em Ponta Delgada, adquiri a excelente reedição de "Cantos Poplares do Arquipélago Açoriano coligidos por Teófilo Braga", Ponta Delgada, Universidade dos Açores, 1982, com prefácio de José de Almeida Pavão. Esta importantíssima recolha foi levada a cabo na Ilha de São Jorge pelo nativo local e antigo estudante da UC, Dr. João Teixeira Soares de Sousa (1827-1882). Por razões que desconhecemos, o Dr. Teixeira de Sousa enviou o manuscrito para Coimbra, confiando a sua edição e prefácio ao micaelense Teófilo Braga. A 1ª edição veio a lume na cidade do Porto, Typographia da Livraria Nacional, ano de 1869, com o subtítulo "Publicados e anotados por Theophilo Braga", quando o verdadeiro "autor" da recolha havia sido Teixeira de Sousa. Esta injustiça foi devidamente corrigida na 2ª edição de 1982.
Neste cancioneiro, na sua esmagadora maioria relativo à Ilha de São Jorge, e do qual não constam solfas, podemos encontrar algumas coplas que mais tarde foram integradas em espécimes da CC, a par de uma versão integral da antiquíssima, linda e muito conimbricense Tricana d'Aldeia (detectada na Ilha de São Miguel, Porto, Vila Real, Brasil, a que alguns autores chamaram "o fado de Coimbra choradinho em mi menor" que se tocava na Viola Toeira):

Pág. 11:
Estrelinha do Nordeste
Que me andais alumiando
Alumiai-me de noite
Que eu de dia vou andando.

Pág. 17:
Por te amar deixei Deus
E Deus me deixou a mim
Não quero ficar sem Deus
Fica tu, amor, sem mim.

Pág. 76:
Fechei a porta à fortuna
Entrou-me pela janela
Quem nasce para a fortuna
Não pode fugir a ela.

Pág. 82:
O amor do estudante
É enquanto está presente
Vem as férias, vai-se embora
Fiem-se lá de tal gente.

Págs. 115-116:
Tricana da aldeia
Que fazes aqui
(variante recolhida na Ilha de São Miguel por Teófilo Braga antes de ter ido estudar para Coimbra).

relojes web gratis