quinta-feira, setembro 29, 2005

Sugestões de Adamo Caetano
(Criação de uma base de dados)

Ainda há bem pouco tempo creio ter referido, numa troca de email com o Octávio Sérgio, a possibilidade de colocar todo este manancial de informação numa base de dados acessível on-line, ou seja, disponibilizar a informação sob uma forma estruturada que possibilite buscas mais dirigidas. Falei nisso porque o software que suporta o blog não oferece grande flexibilidade nas buscas de determinado assunto, mas esta ideia já é antiga - lembro-me de a ter sugerido também em relação às páginas mantidas pelo José Rabaça - mas acho que ainda ninguém a colocou em prática. Obviamente é algo que requer trabalho e investimento mas independentemente das dificuldades, isto é um PROJECTO perfeitamente realizável. Já várias vezes lancei o desafio a mim mesmo mas o tempo escasseia (especialmente tempo para estudo e programação). Seja como for, exponho o meu esquema de sistematização da informação em 5 TABELAS para uma BASE de DADOS referente à Canção de Coimbra, pois pode ser um ponto de partida para um projecto interessante que venha a envolver e unir um conjunto vasto de pessoas.
Proposta: 5 Tabelas para uma BASE de DADOS referente à Canção de Coimbra
1 - Pessoas
2 - Registos áudio/viídeo
3 - Temas (fados, canções, baladas, guitarradas, etc)
4 - Documentos escritos (artigos jornal e revistas, livros, etc)
5 - Grupos de intérpretes
eis também os CAMPOS DAS TABELAS (a ordem dos campos é irrelevante; poderão ser adicionados mais campos):
Pessoas:
(ID)/Nome/Data_Nascimento/Data_Morte/Actividade_rel_CC(cantor;guitarra;viola;poeta;compositor,etc)/Grupo(s)/Biografia(s)/Discografia(link_tabela_discos)/Foto(s)
Registos(discos):
(ID)/Título/Referência/Ano/Editora/Lista_Temas(link_tabela_temas)/Participantes(link_tabela_pessoas)/Texto(s)/Fotos_capas/Áudio(link_tabela_discos)
Temas:
(ID)/Título/Alias(outros nomes)/Autor_música/Partituras/
Autor_letra /Letra/Autor_arranjo /Registo(s)_áudio (versões_link_tabela_discos) /Anotações
Documentos escritos: (ID)/Título/Autor (link_pessoas) /Editora/Referência/Tipo (artigo, livro, etc) /Nome_publicação(revista;jornal)/Texto_integral_se_possível(formatos?)
Grupos:
(ID)/Nome_grupo/Elementos(link_pessoas)/Data_Fundação/Data_Extinção/Historial/ Discografia_publicada/Notas_várias(ex.evolução da formação)
As tabelas, independentemente do sistema que se possa construir para fazer uso delas, traduzem logo à partida a intenção de interligar a informação.
Porque uma mesma pessoa pode fazer parte de vários grupos e os mesmos temas foram gravados em discos diferentes (por vezes com nomes diferentes), etc, a estrutura das tabelas não poderá fugir muito a este esquema embora possa ser mais elaborado.Por exemplo, pode-se criar outra tabela para as diferentes versões de músicas gravadas por outras formações com outras letras, etc:
Versões
(ID_versão)/(ID_Temas)/[desnecessário repetir campos autores]/Letra_ versão/Registo _áudio_link/Notas(ex. autorias indicadas erradamente)
Pormenores para quem eventualmente se interessar pela ideia e quiser avançar para a concretização:
1 - Organizar a informação numa base de dados exige alguns cuidados para que quaisquer necessidades futuras sejam facilitadas...
2 - Por mais trabalho que represente fazer uma base de dados e um sistema que permita o acesso interactivo via web, a parte fundamental do sistema assenta na participação no contributo de quem escreve. Um tal sistema poderá estar acessível a todos e aberto à participação de todos (com regras). Para impedir quaisquer tentativas de apropriação indevida da informação, poderia ser criada uma associação para salvaguardar o acesso livre à informação gerada e disponibilizada.
3 - Se repararem, os campos das tabelas propostas não têm informação perecível (moradas, telefones, email, url). Tabelas com contactos de actuais cultores no "activo" e links para páginas pessoais e de grupos seria para "outro campeonato" por razões que nem me dou ao trabalho de explicar!
4 - Os formatos da informação são um problema. Numa primeira análise poderíamos pensar: html e pdf para texto; jpg para imagens e partituras; mp3 para som. Isto não é nada linear e há várias considerações a fazer. Por exemplo eu sugeriria texto puro, latex ou xml para os textos (e depois mecanismos de geração automático de pdf); png ou jpg para imagens e partituras (eventualmente xml e ou midi também); ogg vorbis para o arquivo de áudio.
5 - Obviamente, em relação a alguma da informação, proposta para figurar na baptizada "Base de Dados da dita CC", há a questão dos direitos de autor. Especialmente em relação aos registos áudio que não poderiam estar disponíveis livremente on-line.
De modo prático, esta base de dados, feita por ex. em MySQL e movida por um sistema em PHP, poderia permitir um acesso estruturado a muita informação (fotos, textos e partituras) já actualmente disponibilizada de forma graciosa por várias pessoas ligadas a este meio. E poderia ser um incentivo para um aumento de produção e divulgação de mais textos, partituras, etc. De modo ideal poderia ainda permitir o acesso imediato a arquivos áudio especialmente de gravações inacessíveis... Obviamente nestes últimos anos os computadores entraram em muitas casas e muitas pessoas enveredaram pela total digitalização das suas discotecas privadas, tendo algumas implementado o acesso remoto às mesmas em computadores servidores domésticos. Creio que todos conhecemos os limites legais, o que se pode e não pode fazer. Apesar disso ainda sobra algum espaço para as gravações amadoras (claro que não é a mesma coisa). O acesso aos ficheiros digitais faria sentido na audioteca de uma instituição pública... e sobre isto podemos falar muito! Tenho esperança que algo deste género possa nascer na CMCoimbra mas até lá ... quem quiser falar e fazer algo, fique desde já sabendo que eu também alinho!
Adamo Caetano

relojes web gratis