quinta-feira, outubro 06, 2005

1º Centenário do nascimento de Armando Goes e de Afonso de Sousa

por António M. Nunes
Em 2006 correrão os 100 anos do nascimento de dois leirienses que na década de 1920 se afirmaram como destacados vultos da CC. Referimo-nos ao Dr. Armando do Carmo Goes (1906-1967), cantor e compositor, senhor de notável voz de barítono, e ao Dr. Afonso de Sousa (1906-1993), executante de violão de cordas de aço e de 2ª Guitarra de Coimbra que acompanhou registos fonográficos de Edmundo Bettencourt, Armando Goes, Artur Paredes, Artur Almeida d'Eça e de Albano de Noronha.
Seria de elementar justiça que determinadas instituições culturais activas na cidade de Coimbra programassem e realizassem nas datas próprias um conjunto de eventos ligados à memória destes ilustres artistas amadores, que bem poderiam passar por palestras, reedições fonográficas e até mesmo regravação/reconstituição de uma antologia de integrais vocais e instrumentísticos ligados aos repertórios de Armando Goes/Afonso de Sousa.
Sem pretender substituir-se a qualquer instituição porventura mais vocacionada para a celebração deste tipo de eventos, o Blog Guitarra de Coimbra assinalará o Centenário com textos (estando já aqui editados um da autoria de Afonso de Sousa e transcrita uma sua variação no tom de Lá (Variações de Coimbra), e ainda outro de José Carlos de Vasconcelos onde se entrevista Armando Goes), eventual inventário fonográfico e transcrições musicais do repertório dos dois homenageados.

relojes web gratis