quarta-feira, janeiro 11, 2006


Canções tradicionais Posted by Picasa

Para quem se interessa por música tradicional portuguesa, vale a pena conhecer a autora desta obra, Rosa Maria Torres. Antiga professora do ensino primário, docente de Música no Conservatório Gulbenkian de Braga desde 1983, pós graduou-se na Universidade do Minho (1994: Curso de Estudos Superiores em Educação Musical), com especialização na Hungria. Neste país, Rosa Torres frequentou o Instituto de Pedagogia Musical Zoltán Kodály. O livro editado pela Caminho em 1998 é fruto de uma adaptação da dissertação apresentada em 1994, na qual a autora interpela os potenciais contributos da música tradicional portuguesa para a formação das crianças, com utilização da Metodologia Kodály. Embora não individualize a Beira Litoral no "mapa musical de Portugal", Rosa Torres acaba por incluir no trabalho peças extraídas das recolhas de Pedro Fernando Tomás, nem sempre devidamente sinalizadas, mas cujo lastro coimbrão não oferece dúvidas, além de outras que por lá foram entoadas:
-Torradinhas com Manteiga, assinalado nos Açores por Júlio Andrade e na Coimbra da 1ª metade do século XIX (2/4, Dó Maior, pág. 126);
-Lundum da Figueira da Foz, assinalado em Coimbra e na Figueira, anterior a 1840 (2/4, Fá Maior, pág. 127);
-O Manuel Ceguinho, anterior ao século XIX, obra maior das Fogueiras de São João, com proliferações nos povoados vizinhos de Coimbra (2/4, Sol Maior, págs. 154-155. Na Viola Toeira usavam-se nas coplas Ré/Lá 7ª e no refrão Ré/Lá 7ª/Ré/Sol/Lá 7ª/Ré).
Algumas destas velhas modas e danças já se encontravam salvaguardadas nas obras raras de Adelino das Neves e Melo (não citado pela autora, nem incluído na bibliografia) e de César das Neves (referenciado na bibliografia).
AMNunes

relojes web gratis