sábado, janeiro 14, 2006


Guitarra para o Guinness Posted by Picasa
Em 2001 o jovem guitarreiro José Amorim construiu uma guitarra gigante nas instalações do Parque de Exposições da Associação Empresarial de Paços de Ferreira. Utilizou 4 toneladas de madeira, distribuídas por 68 metros quadrados. Para a encordoação recorreu a cordas de piano. Candidato ao galardão do Guinness Book of Records, Amorim apresentou o seu projecto à programação da Porto Capital Europeia da Cultura 2001. Homologado o projecto pelo programador Pedro Burmester, previa-se a respectiva colocação no Largo da Sé do Porto, com apresentação oficial a 30/06/2001 e instalação no espaço até 16/09/2001. O projecto foi inaugurado oficialmente pelo Ministro da Cultura do Governo Socialista de António Guterres, Augusto Santos Silva, que de acordo com Armando Luís de Carvalho Homem se passeou no interior da instalação. Efectivamente os espaços interiores acolheram uma exposição sobre os usos das guitarras em Portugal, ali tendo figurado duas expressamente pedidas a Coimbra, uma ao Museu Académico (de Hylario) e outra ao Museu do Instituto de Antropologia da UC.
Curiosamente, o autor da ideia, José Amorim, não deixava de criticar o inglório esquecimento da Guitarra do Porto e a tendência para a fusão de estilos e de tipos organológicos que então já se estava a observar a ritmo galopante por parte de mais de 50% dos fadistas relativamente ao género artístico coimbrão. Amorim também não ocultou que o tipo de guitarra que estava construir era de clara sugerência coimbrã.
Em nossa opinião, o jovem guitarreiro punha directamente o dedo na ferida. O século XX foi por excelência um tempo de fusões artísticas, confusões e desconstruções. A esse propósito, não vale a pena continuar a perder tempo com a falsa questão da tão reclamada quanto falsa pureza das artes. Mas, reconhecer que não há artes imaculadas nem imunes a contaminações não é de todo equivalente a corroborar passivamente as mais ignóbeis predacções da Galáxia Sonora Coimbrã, cujos fautores despudorada e cuidadosamente omitem quaisquer alusões à origem.
Imagem: foto de Sérgio Granadeiro, anexa à reportagem de Angélica Santos, "Guitarra maior", EXPRESSO/VIDAS, Nº 1495, de 23 de Junho de 2001, págs. 22-23.
AMNunes

relojes web gratis