sábado, janeiro 14, 2006


"Orféon Academico de Vizeu". Página da Illustração Portugueza, II série, n.º 572, de 5 de Fevereiro de 1917.
Pelo que se vê nas fotos, ao tempo, o Liceu Central de Vizeu funcionava junto à Sé, onde hoje está instalado o Museu Grão Vasco.
Sabendo que sou viseense, João Caramalho teve a gentileza de me mandar esta página da Illustração Portugueza. Fico-lhe muito grato pela lembrança.
Fez-me lembrar que quando era criança, existia em minha casa um volume com alguns números da Illustração Portugueza, encadernados. Era um dos meus "brinquedos" preferidos, desfolhar e olhar aquelas imagens magníficas, como se pode ver por este exemplo.
Estávamos então nos anos quarenta, em plena II Guerra Mundial. Lembro-me que uma das revistas foi editada após o assassinato do rei D. Carlos. O acto, logicamente, não foi fotografado, mas havia várias imagens desenhadas por quem a ele assistiu. Ficava sempre muito impressionado ao ver esses desenhos, bastante realistas.
Claro está que tal livro não chegou aos nossos dias, pois as mãos de uma criança não lhe poderiam dar saúde. Tanto foi desfolhado que acabou todo rasgadoPosted by Picasa

relojes web gratis