sábado, janeiro 14, 2006


Serenata Monumental da Queimas das Fitas de 1989 Posted by Picasa
Grande destaque de Mário Martins à apresentação radiofónica (e RTP?) da Serenata Monumental da Queima das Fitas de Maio de 1989 por Sansão Coelho, e às vozes dos novos divos da CC, Rui Moreira pelos Praxis Nova e Rui Lucas pelos Toada Coimbrã. À data, nenhum dos cantores era desconhecido nos meandros académicos. Rui Lucas aparecia habitualmente em eventos musicais pelo menos desde 1987 com o núcleo original dos Toada Coimbrã. Em 1985 integrara o Grupo Oficial da Secção de Fado da AAC, com Luís Alcoforado, Carlos Costa, José Ourives e João Carvalho. Rui Moreira já fora aparecendo com o Praxis Nova e dera que falar na Sé Velha com uma notável interpretação do tema "Rua Larga".
Em Maio de 1989 a RTP transmitiu em directo uma parte do Cortejo da Queima das Fitas e creio que também a Serenata Monumental. O apresentador de serviço foi uma vez mais o experimentado Sansão Coelho, ligado a programas radiofónicos, televisivos, e espectáculos de CC desde a década de 1960. Das novas baladas de despedida de quintanistas desse ano, fez furor nos solos Rui Lucas no tema "Balada da Despedida do 5º Ano Jurídico de 1988/1989 (Sentes que um tempo acabou). Os Toada Coimbrã apostaram forte e ganharam a parada. A balada tinha todos os ingredientes adequados: melodia trauteável, letra tributária dos mitos e representações caras aos quintanistas que lacrimosamente se despedem da Alma Mater, o convidativo coro, a voz sedutora e envolvente de Rui Lucas.
No imediato esta balada originou a gravação de um ep, por sinal o último de uma longa linhagem que se iniciara no já distante ano de 1956. Foi o adeus ao vinil em 45 rpm. Paz à sua alma!
Imagem: destaque de uma alargada reportagem com textos e fotografias editada pelo JORNAL DE COIMBRA, ANO II, Nº 85, 10 a 16 de Maio de 1989, pág. 6.
(Por gralha, na 1ª edição deste texto constava erradamente o ano de "1999", lapso corrigido após amável advertência do Dr. João Paulo Sousa)
AMNunes

relojes web gratis