quinta-feira, janeiro 05, 2006


Uma monografia de culto Posted by Picasa
"Tunas do Marão", da autoria de José Alberto Sardinha, obra editada em Vila Verde, pela Tradisom de José Moças, em meados de 2005. O autor e a obra mereceram ampla reportagem de João Pedro Oliveira no "Diário de Notícias", de 12 de Setembro de 2005. Estudo inédito e de fulgor pioneiro em Portugal, aborda em profundidade e com a devida erudição o fenómeno da emergência e implantação territorial das tunas no espaço português, conferindo preferência ao fenómeno rural da região do Marão. Não esquece, porém, em termos de contextualização histórica, a necessária comparação com as tunas estudantis das universidades espanholas e portuguesa(s). Assim, sem estudar em concreto o caso singular da TAUC (Tuna Académica da Universidade de Coimbra), não deixa de lhe dedicar alguns importantes parágrafos ao longo da obra.
José Alberto Sardinha, já referido neste blog, personifica um caso raro de amor e dedicação à Música Tradicional Portuguesa, da qual é, nos nossos dias, o mais completo especialista.
Eis uma obra de culto que importa conhecer e possuir, saborosamente complementada por imagens e 4 cds de recolhas ao vivo. Em termos de catálogo é a nº 3 da série "Sons da Tradição."
Parabéns ao autor e ao persistente editor José Moças a quem muito vamos devendo.
Imagem e texto: AMNunes

relojes web gratis