sábado, fevereiro 04, 2006


Guitarra de Peres de Vasconcelos Posted by Picasa
Guitarra Toeira de Coimbra, com escala de 17 trastos ligeiramente abaulada, voluta oval clássica, decoração austera, ilharga baixa (6 cms ao atadilho, 5 cms ao cepo), proveniente da oficina do violeiro Raul Simões. Cordofone tipicamente anos 20. Facto insólito, apresenta dois cavaletes.
Miguel A. Peres de Vasconcelos, antigo estudante da UC e executante de guitarra, demora um ilustre desconhecido. Após a conclusão do curso dedicou-se ao ensino liceal, tendo desempenhado o cargo de Reitor no Liceu de Viseu (inícios da década de 1930), Liceu de Lourenço Marques e Liceu de Guimarães (?).
No final da década de 1920 (ano de 1928) gravou discos para a editora Columbia, estando inventariados:
-Variações em Dó Sustenido Menor, de Peres de Vasconcelos. Solo de guitarra por P. de Vasconcelos, Columbia J 858 P 330;
-Variações em Lá Menor (referido como popular), Columbia J 858 P 229;
-Variações Sobre o Fado em Ré Menor, Columbia J 829 P 297;
-Variações em Fá Menor, Columbia J 829 P 298.
Em modo de comentário acrescentaria os seguintes dados: não deixou de constituir uma boa surpresa encontrar a guitarra de Peres de Vasconcelos depositada no Museu Académico; as primeiras duas composições, prensadas no primeiro dos discos indicados, eram conhecidas e tocadas por António Carvalhal, executante que as ensinou a José Maria Amaral; tive o ensejo de escutar as duas faixas do disco que pertenceu a António Carvalhal. Peres de Vasconcelos pareceu-me um executante acentuadamente arcaico, quando confrontado com outros tocadores da década de 1920; não está identificado o tocador de violão de cordas de aço que gravou com Peres de Vasconcelos.
Imagem: guitarra depositada no Museu Académico
Agradecimentos: Doutor Armando Luís de Carvalho Homem, Dr. Artur Ribeiro (Museu Académico), Dra. Mariberta Carvalhal, Dr. José Maria Amaral, José Moças (Tradisom)
AMNunes

relojes web gratis