sábado, abril 01, 2006


Ensaio sobre Jorge Tuna Posted by Picasa
Ensaio monográfico sobre os ciclos de produção artística protagonizados por Jorge Tuna, um dos monstros sagrados da Guitarra de Coimbra, assinado por Armando Luís de Carvalho Homem. O texto inicial destinava-se a uma comunicação sobre a Guitarra de Coimbra, solicitada pelo Museu Académico, evento que por falta de meios logísticos e financeiros não chegou a concretizar-se. O autor teve a gentileza de me dar a conhecer o texto desde a primeira hora, em saborosas leituras telefónicas (2003), em primeira versão impressa, finalmente, em 2 de Maio de 2005, brindando-me com esta separata.
Não é habitual vermos um historiador português perder tempo com temas considerados "menores", quais sejam a Canção de Coimbra. E muito menos de todos os dias será encontrarmos um estudo desta natureza nas páginas da "Revista Portuguesa de História", Tomo XXXVI, Volume 2, Coimbra, Faculdade de Letras/Universidade de Coimbra/Instituto de História Económica e Social, 2002-2003, pp. 397-416.
Por declarações do Prof. Doutor João Goveia Monteiro, medievalista da Faculdade de Letras da UC, e Pró-Reitor, vim a saber que este texto foi recebido com supresa e agrado nos meios historiográficos. Bem se vê que os historiadores mudaram...
Numa escrita rigorosa, solidamente documentada, exemplificativa, contextualizadora e imaginativa, Armando Luís de Carvalho Homem diz quem é Jorge Tuna e o que andou a fazer o compositor e executante de Guitarra de Coimbra, artista nas horas vagas, de profissão médico e professor. A leitura faz-se de um fôlego, compreendendo melhor Tuna na sua arrebatadora singularidade e lamentando não o ver nas escolas de ensinança de aprendizes.
Este texto já foi divulgado pelo autor neste blog. A terminar, dele diria o mesmo que ouvi da boca de Octávio Sérgio: "não é um texto para toda a gente ler e perceber!" Nem mais!
Aproveito para devolver ao autor as amáveis palavras de estima e consideração. Em havendo oportunidade e inspiração que outros estudos possam nascer e brilhar.
AMNunes

relojes web gratis