sábado, abril 15, 2006

A invenção dos sons


O meu pai insistiu em que eu pusesse aqui a capa do meu livro sobre a composição musical em Portugal (compositores vivos), e uma legenda.
-
Então aqui vai:
-
Neste livro de grande formato (625 pp) encontram-se entrevistas, catálogos, currículos e fotografias de 44 compositores portugueses (ou a trabalhar em Portugal) vivos (em 1999, data da 1º edição, um deles já faleceu entretanto), no que é um trabalho único destas dimensões, embora seja uma panorâmica e não um estudo exaustivo de quem compõe no nosso país (tarefa que exigiria só por si uma equipa e vários anos de investigação). O leitor terá assim uma ideia do que está a acontecer no meio musical dito erudito ou clássico-contemporâneo.
-
O livro é entremeado por um extenso artigo que une os diversos compositores apresentados, fala e menciona outros, e tenta dar algumas pistas sobre os caminhos da moderna música portuguesa. A decisão de só incluir os vivos deveu-se a vários factores, um deles foi o facto de existir um texto ou entrevista recente do compositor, o outro foi pela quantidade de compositores existentes, assim reduzidos, e o derradeiro deveu-se ao facto de serem os compositores vivos que definem, obviamente, uma dinâmica da composição ao tempo em que o livro foi escrito.
-
Todo o século XX português está porém representado no artigo que percorre o livro, e duas das figuras maiores da contemporaneidade musical portuguesa, Constança Capdeville e Jorge Peixinho são, de certo modo, dedicatários especiais do mesmo.
-
-
Sérgio Azevedo, 2006

relojes web gratis