sexta-feira, maio 12, 2006


Grupo Folclórico de Coimbra (2) Posted by Picasa
Contracapa do CD "Cantares de Coimbra", Coimbra, Grupo Folclórico de Coimbra, GFC-01, ano de 1999, com 20 faixas sonoras de espécimes cantados em Coimbra entre o século XVIII e o primeiro quartel do século XX. O recolector e Director Artístico, Doutor Nelson Correia Borges, elaborou uma amostragem bastante significativa de modas de serenata popular, cantigas de trabalho, fadinhos de ceguinhos e feiras e cânticos religiosos.
Projecto sólido, credível e abrangente, distancia-se do velho conceito de "folclore" que fustigava a despropósito todo o tipo de tradições musicais populares portuguesas a toques de acordeão e tambor.
A audição do cd surpreende: agradáveis efeitos corais tirando partido do masculino e do feminino, cuidado respeito pela pronúncia coimbrã (bem presente no "noute" e no "ê" monotongado. Ex: "espêlho" e não "espeilho"), valorização dos cordofones, salvaguarda e divulgação de espécimes esquecidos entre os quais se contam alguns dos mais antigos "fados" feitos em Coimbra e o arcaico "Fado do Marujo" que se cantava em todo o país.
Não constituindo uma amostragem generalizada da Música Tradicional de Coimbra (não abrange, por exemplo, os gaiteiros nem as danças das Fogueiras do São João), "Cantares de Coimbra" desmente as enraizadas e falsas crenças de que todas as tradições musicais locais se reduzem ao chamado "Fado de Coimbra" ou que em Coimbra não existiria "folclore digno de merecimento.
AMNunes

relojes web gratis