sábado, junho 24, 2006

Grupo Magna Traditio





No âmbito das comemorações do 15º aniversário da elevação de Valado dos Frades (Nazaré) a vila, realizou-se hoje, dia 23 de Junho de 2006, pelas 22h uma noite de fados de Coimbra.

Coube ao grupo Magna Traditio, constituido por Paulo Soares, Luís Ferreirinha, Nuno Silva e Luís Alcoforado, a realização do espectáculo.

As peças executadas foram, e por esta ordem:

-Balada de Coimbra
-Saudades de Coimbra NS
-Inquietação LA
-Ré menor (Artur Paredes)
-Rosas Brancas LA
-Ondas do Mar NS

Seguiu-se então a actuação de um jovem aluno de Paulos Soares, de seu nome Luís Marques. Actuação essa que se deve ao facto deste aluno (e um outro) serem da região (Alcobaça) e se deslocarem semanalmente a Coimbra para lá terem aulas de guitarra. Tocou as peças, acompanhado à viola por Paulo Soares:
-Valsa
-Dança Palaciana

Retomou o espectáculo o grupo Magna Traditio com:

-Lá menor (João Bagão)
-Canto do Amanhecer (Carlos Paredes)
-Minha Mãe NS
-Fado dos Beijos NS
-Toada Beirã LA
-Menino d'Oiro LA
-Balada da Despedida do 6º Ano Médico de 1958
-Samaritana NS

NS- Nuno Silva
LA- Luís Alcoforado

Para além da interpertação das peças, este grupo teve a particularidade de explicar o enquadramento em que as peças surgiram, de que modo o fado de Coimbra tem evoluído, explicação sobre as épocas mais marcantes, etc. Tudo isto foram razões de interesse e satisfação para o público, para além de obviamente, a interpretação dos temas.
Escusado será dizer que o público se sente mais identificado com as duas últimas músicas, as quais cantou integralmente e apaudiu de pé.

André Sousa

relojes web gratis