sexta-feira, julho 14, 2006

Duo à Rainha Santa



























































Cançoneta para 2 vozes e "guião" (baixo instrumental), em castelhano, de autor anónimo do século XVII. Forma AB, com estribilho (A) em ritmo binário e copla (B) em ternário. Manteve-se a ortografia original.
Poderá ser de 1661, data que figura no fólio 1 do manuscrito (MM 223 da Bilioteca Geral da Universidade de Coimbra, proveniente do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), num "Romance a 4 à Rainha Santa" que já publiquei em "500 Anos de Poliphonia Portuguesa" (Grupo Vocal Ad Libitum, Coimbra, Maio de 2000; a peça foi então gravada por este mesmo grupo).
O original está em muito mau estado, com furos que se devem à acidez da tinta empregue -razão por que a transcrição, iniciada em 2000, só foi concluida ... em 2006! Sei que, entretanto, este manuscrito -cuja degradação é progressiva e irreversível- foi digitalizado na íntegra na Secção das Músicas da Biblioteca. É a salvação possível para o que nele há de mais precioso: o seu conteúdo musical.
Um agradecimento especial ao Dr. Maia Amaral, e ao sr. Simões e à D. Abília Quintela Scheidl, inexcedíveis no cuidado e profissionalismo com que tratam o espólio musical da Biblioteca Geral, e na atenção com que recebem, por igual, todos os investigadores ou simples leitores que frequentam as Secções das Músicas e dos Reservados.
Flávio Pinho

relojes web gratis