terça-feira, agosto 29, 2006


Colégio dos Militares Posted by Picasa
Sobrepondo-se aos telhados do Colégio de São Bento e ao Aqueduto de São Sebastião, alteia-se o Colégio dos Militares dos Freires de Santiago da Espada (Palmela) e de São Bento (de Avis).
Este colégio foi edificado nuns terrenos a sul do Castelo de Coimbra, ditos antiga Rua de Alvaiázere, depois chamados Rua dos Militares. A referida rua ligava a Couraça de Lisboa, o Arco da Traição, a portaria do Colégio dos Militares e o Beco dos Militares.
Assentou-se a primeira pedra a 25 de Julho de 1615. O edifício tinha lotação para 12 estudantes, seis de cada ordem. Extinto em 1834, veio a ser incorporado nos bens da UC em 1836. Em 1853 sofreu obras de adaptação para receber os leprosos ou lázaros que vieram transferidos dos Hospitais da UC (Colégio dos Jerónimos). Nas imediações do Hospital dos Lázaros se fazia uma feira anual, com produtos confeccionados pelos próprios doentes. Tudo acabou em 1961, com a demolição do Colégio dos Militares/Hospital dos Lázaros e ruinas do castelo.
Admitimos que nos arquivos da Faculdade de Medicina da UC possam existir fotografias deste antigo colégio.
Francisco da Silveira Malhão, serenateiro e tocador de guitarra e viola, chegado a Coimbra em 1783, diz que nas noites de bom tempo cantava e tocava frequentemente na Rua das Cozinhas, paredes-meias com o Colégio dos Militares (cf. "Vida e Feitos...", 3ª edição, Tomo II, 1824, p. 94).
AMNunes

relojes web gratis