quarta-feira, agosto 09, 2006


Levar para férias... (3) Posted by Picasa
Para pachorrenta (ouvir e reescutar, com a calma de quem está longe do stresse) audição de férias, Rui Lopes sugere o CD "António Portugal. António Brojo. Variações Inacabadas", Lisboa, EMI-Valentim de Carvalho 7243 8 31729 2 4, ano de 1994.
São 18 peças instrumentais para Guitarra de Coimbra, com paragens em Manuel Rodrigues Paredes, José Maria Amaral, António de Almeida Santos, Artur Paredes, Alfonso Correia Leite, Flávio Rodrigues da Silva, António Pinho de Brojo, Carlos Paredes, João Carlos Bagão Moisés, Augusto Hylario da Costa Alves, António Abreu de Almeida Carvalhal e António Jorge Moreira Portugal (erro de autoria na faixa 5, que é de José Elyseu, e na 4, de Artur Paredes).
Natural de São Miguel de Rio Torto, Concelho de Abrantes, licenciado em História pela Faculdade de Letras da UC (2001), Rui Lopes pós-graduou-se em Ciências Documentais, sendo funcionário do Arquivo da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca (Coimbra). Executante de guitarra, integrou o grupo Saudades de Coimbra fundado em 1983 na cidade de Abrantes por José Amaral.
Rui Lopes licenciou-se com um Seminário sobre Manuel Rodrigues Júnior, mal conhecido e pouco estudado Ministro da Justiça na fase de instauração e legitimação do Estado Novo, cujo resumo se encontra publicado. Escreveu um artigo sobre José Amaral ("José Amaral: um Guitarrista de Coimbra em Abrantes", revista ZAHARA, Nº 6; republicado neste blog em 03/12/2005). Interessa-se particularmente pela vida e obra artística de Lucas Rodrigues Junot, a propósito de quem tem estabelecido contactos no Brasil com vista ao resgate de informações e documentação que importam à Galáxia Sonora Coimbrã.
AMNunes

relojes web gratis