terça-feira, agosto 22, 2006


Vista aérea Posted by Picasa
Imagem aérea da Acrópole de Coimbra, mostrando parte do Jardim Botânico, a Universidade Velha, os edifícios do plano das obras da Cidade Universitária do período do Estado Novo e um trecho da "Velha Alta Salatina". Postal ilustrado, editado pelo Centro de Caridade Nossa Senhora do perpétuo Socorro, do Porto, datável de 1974. A imagem mostra bem que a fachada tardoz do edifício de Física e Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia (Arqt. Licínio Cruz) entrou na fase final de obras, tendo ficado concluído em 1975.
Merecem atenção os colégios das Artes e de São Jerónimo, que então albergavam os Hospitais da UC, o velho mais ainda intacto Colégio da Trindade (onde se prevê alojar o Tribunal Universitário Judicial Europeu), e os espaços entre a Biblioteca Joanina, Capela e imóvel das Escolas Gerais (Faculdade de Direito) aproveitados para o novo Auditório da Faculdade de Direito (Fernando Távora/Bernardo Távora, 2001).
Equipas de investigadores da UC, com especialização em diferentes disciplinas, procederam ao levantamento e estudo exaustivo dos antigos e novos edifícios, tendo em vista sustentar a candidatura do Paço das Escolas da UC a património da UNESCO. Atendendo a uma pioneira sugestão do Prof. Doutor Luís Reis Torgal, os edifícios representativos da arquitectura do Estado Novo foram também integrados no projecto.
AMNunes

relojes web gratis