quinta-feira, setembro 21, 2006

ESTÓRIAS À LENTE (9)

XXXV.

Esta estória poderia intitular-se «a lógica formal de um Matemático». Passa-se, uma vez mais num dos Grupos de Matemática da FC/UP e diz respeito a um lente de Mecânica Racional – também ele um sábio distraído (dos autênticos…) – que em dado momento dos anos 70 ou 80 do século findo, quando já não estava longe do limite de idade, se encontrou inesperadamente eleito Presidente do Conselho Científico (CC) da Casa. Não haveria cargo mais contra-indicado para o Mestre em causa. E as consequências não tardaram a manifestar-se: em poucas semanas o expediente ficou plenamente bloqueado e os assuntos que passavam pelo CC pura e simplesmente sem andamento.
Um dia há reunião plenária do CC. E um lente de outro Grupo começou imediatamente uma diatribe contra a desorganização de que aquele órgão gestionário estava a padecer. O Presidente foi ouvindo, aparentemente impassível; num dado momento, e enquanto o outro se mantinha no uso da palavra, levantou-se e começou a deslocar-se peripateticamente ao longo da mesa da Presidência. Quando a prédica terminou, o Presidente tomou a palavra para dizer:

- Bom, tendo em conta o que acaba de ser dito só há uma solução e eu avanço já para ela – proponho um voto de censura ao Presidente deste Conselho…


Armando Luís de Carvalho HOMEM

relojes web gratis