sábado, setembro 30, 2006


Lenda do Lis e do Lena Posted by Picasa

"Caro Amigo,
Agradeço a reprodução do meu painel e tomo a liberdade de lhe enviar a respectiva foto, sem a perda de qualidade que teve na impressão tipográfica. Este painel foi feito especialmente para o café / snack-bar «Colipo» e editado em postal a cores, pelos proprietários, com o soneto do poeta, e que era oferecido aos clientes que o desejassem. Hoje o café já não existe e o painel foi desmontado, encontrando-se as placas de "omnilite" que o compunham na posse dos actuais donos do espaço, que é, agora, uma loja de pronto-a-vestir. Mas encontram-se num estado demasiado degradado, o que impossibilita a sua recuperação.
Já depois de o painel ter desaparecido daquele local a Câmara Municipal de Leiria, aquando do centenário do nascimento do poeta, editou também um postal para ofertas, onde se podem ver as seis placas que o compunham. Em 1998 fez uma 2ª edição do mesmo postal, que também já se encontra esgotada. Por altura do centenário do nascimento do poeta a C.M.L. editou uma pequena antologia, com 33 poemas, cuja reprodução da capa, de que fui autor, também envio.
O material base da pintura - "omnilite" - era um material então usado na construção civil: placas feitas de finíssimas aparas de madeira prensada com cimento.
A reprodução que agora foi usada, está devidamente retocada por mim no computador, a partir de uma foto da época que tinha no meu arquivo, tendo anulado a junção das placas e aproximado mais as cores das originais. O arranjo gráfico do postal da Câmara, assim como a edição da pasta pela Junta de Freguesia de Leiria (que fez uma edição de 5 mil exemplares) são da minha responsabilidade e a impressão por mim controlada.
Não sei se na República «Ninho dos Matulões» ainda haverá vestígios "artísticos" da minha passagem por lá. Fui um dos fundadores do então «solar», no Bairro Sousa Pinto, onde ainda passou à categoria de República, mas, então, já eu me encontrava a leccionar em Leiria.
Aproveito para recomendar uma visita ao meu blogue
http://augustomota.multiply.com/photos
assim como a um outro onde colaboro assiduamente:
http://www.palaciodasvarandas.blogspot.com/
Saudações amistosas,
Augusto Mota"
[imagem e texto enviados por Augusto Mota, após conhecimento dos documentos que nos foram remetidos de Leiria pelo Dr. Afonso de Oliveira Sousa. Relativamente às antigas pinturas murais que realizou no primitivo edifício da Real República dos Matulões, ao Bairro Sousa Pinto, é duvidoso que ainda existam. A República foi fundada no já distante ano de 1950 e mudou de armas e tarecos para a Avenida Byssaia Barreto. Em todo o caso, vale a pena contactar os "matulões" para tirar a limpo se no momento da mudança de sede tiraram fotografias às pinturas murais que refere. O trabalho plástico - infelizmente perdido no original -, que nos devolve reconstituído, é notável para a época em que foi concebido. A lenda como que faz lembrar uma outra que estamos a tentar recolher sobre o Estudante e o Mondego, aflorada no Cartaz da Queima das Fitas de 1987 com assinatura de Alves André. AMNunes]

relojes web gratis