sexta-feira, setembro 29, 2006


Martins de Carvalho (Filho) Posted by Picasa
Retrato do General Francisco Augusto Martins de Carvalho (Coimbra, 27/09/1844; idem, 25/12/1921), filho do jornalista Joaquim Martins de Carvalho. Tendo seguido carreira militar, prestou serviço em Portugal, Moçambique e India. Em 1896 regressou a Portugal e, por morte de seu pai, assumiu a direcção de "O Conimbricense" entre 1898-1907. Martins de Carvalho (Filho) é autor de trabalhos de temática militar e de valiosos levantamentos sobre a história de Coimbra. Foi progenitor de Henrique Martins de Carvalho, tocador de violão e letrista que deu intensa colaboração a José Elyseu.
Por vezes há tendência para confundir textos de Martins de Carvalho (Pai), com os de Martins de Carvalho (Filho). A partir de 18 de Outubro de 1898, os textos principais de "O Conimbricense" são da lavra de Martins de Carvalho (Filho), a não ser que se trate de republicações de peças elaboradas por Martins de Carvalho (Pai).
Uma irmã do General Francisco Martins de Carvalho, Laura Martins de Carvalho, era dotada de instrução musical, atraindo à sua casa convivas musicais e participando nas comissões das Fogueiras de São João do Largo do Romal e festejos da Rainha Santa. De Laura Martins de Carvalho conhecemos uma balada de despedida oferecida aos quintanistas de 1904 e um manuscrito com os acompanhamentos de guitarra para as Fogueiras do São João do Largo do Romal de 1894 e serenata fluvial em louvor da Rainha Santa Isabel.
Além dos trabalhos votados à história militar e à história local, Martins de Carvalho (Filho) foi um pioneiro na produção de estudos sobre a imprensa periódica coimbrã. Sem os apontamentos manuscritos do General Martins de Carvalho, José Pinto Loureiro teria demorado longamente a feitura de "Jornais e Revistas de Coimbra", Coimbra, Coimbra Editora, 1931. E sem as bases lançadas por Martins de Carvalho (Filho) e Pinto Loureiro, Armando Carneiro da Silva teria encontrado bem mais ostáculos na produção de "Jornais e Revistas do Distrito de Coimbra", Coimbra, Edição da Biblioteca Municipal, 1947.
Fonte: General Martins de Carvalho, "Portas e Arcos de Coimbra", Coimbra, Edição da Biblioteca Municipal, 1944.
AMNunes

relojes web gratis