quinta-feira, setembro 14, 2006


Recital de António Menano (1) Posted by Picasa
Programa do recital apresentado por António Menano no Teatro Nacional de S. João, em 28 de Junho de 1930. Na 1ª parte, o cantor interpretou essencialmente canções populares e popularizadas (Canção das Velas), com arranjos do pianista Afonso Correia Leite. Grande parte deste reportório era bem conhecido de António Menano, pois fora divulgado no Orfeon Académico regido por António Joyce e Elias de Aguiar. Na 2ª parte, Menano canta peças de António Joyce (Balada da Despedida do 5º Ano Jurídico de 1912), Aarão de Lacerda, Alexandre Rey Colaço e Condessa de Proença-a-Velha.
A 1ª e a 2ª partes correspondem aos parâmetros estéticos propostos pela cultura de palco entre finais do século XIX e o 1º terço do século XX. É um reportório de gosto e envolvência tipicamente burguês e aristocrático, que se revê no folclore, nas melodias pró-folclóricas e em canções de teatro e salão. A 3ª parte, animada por António Menano e Paulo de Sá, aponta para a cultura de rua vincadamente coimbrã. São os "fados e guitarradas" que, apreciados, viviam um complexo e por vezes ambíguo processo de desqualificação artística nos periódicos dominados pelas elites.
De realçar a diversidade de compositores, letristas e instrumentistas, percorridos por António Menano, ao alinhar a cultura de palco, de salão e de rua. Não temos notícia de que outros artísticas ligados à CC tenham protagonizado recitais de espectro tão amplo (embora haja notícias de intercâmbio canto/guitarra/piano na Tertúlia do Fado de Coimbra, Paulo Soares e João Moura).
Fonte: colecção de José Anjos de Carvalho
AMNunes

relojes web gratis