sexta-feira, outubro 06, 2006

ESTÓRIAS À LENTE (12)

XL.

In illo tempore, quando ingressei na licenciatura em História (1968), era Vice-Reitor da UP um lente de impressionante figura: chamava-se Armando Vasconcelos Laroze Rocha (1900-1983), era o decano da Faculdade de Farmácia e encontrava-se já bem perto da jubilação (que ocorreria em princípios de 1970). Impressionante figura, disse eu: de elevada estatura (mais de 1,90 m), ostentava tambem um cranio, na altura acentuadamente calvo, de dimensoes que traiam o Homem de Ciencia que era.
A sua carreira na Universidade era longa: vinha dos anos 20. Doutorara se em 1927 e ascendera a catedra em 1938. Durante boa parte da decada de 50 fora Director da sua Escola. E em 1965 substituira o Doutor Rodrigo Sarmento de Beires, lente de Matematica entao jubilado, no lugar de numero dois do Doutor Manuel Correia de Barros Jr., lente de Eng. Electrotecnica, Reitor de 1961 a 1969.
Quanto ao mais, o Doutor Laroze Rocha era Alguem de grande afabilidade e que positivamente marcou sucessivas geraçoes. Espirito aberto (por alguma razao a Fac. Farmacia tinha nesse tempo a unica Associaçao de Estudantes portuense, e uma das raras do Pais, a funcionar em plena legalidade), nao hesitou, na Primavera de 1969, em autorizar a realizaçao de varias Assembleias Magnas na Fac. Letras, a elas presidindo pessoalmente (isto por estrita exigencia legal, como explicou, e o facto e que limitou a presidencia ao abrir e fechar das sessoes, cumprimentando os presentes e desejando bom trabalho no inicio, e congratulando se pelo que se conseguira no final). Era tambem um Homem de Ciencia com preocupaçoes ambientais: a poluiçao do Rio Leça foi assunto que em diversos momentos o ocupou.
Mas era tambem proverbial o seu perfil de sabio distraido (dos autenticos...). Em certa ocasiao deslocou se de automovel a Povoa de Varzim, acompanhado de Sua Mulher e de uma Cunhada que com eles vivia. Estando um lindo dia primaveril, deixou as Senhoras a beira mar e la foi tratar dos seus assuntos. Horas depois regressou as imediaçoes da praia, passou pelas Senhoras... e esqueceu se de parar para as recolher, prosseguindo caminho para o Porto ! So muito perto do destino se deu conta da sua distracçao, voltando entao atras busca las...
Ulteriormente, recordando com bom humor o episodio, lembrava uma obsidiante pergunta que lhe aflorava ao espirito quando, sozinho, rumava ao Porto:
_ Quem seriam aquelas Senhoras tao simpaticas que estavam ao pe da praia e que me disseram adeus !...
Obs.: Este episodio foi me narrado em 1990 pelo saudoso Mestre de Farmacia da UP Doutor Luis Vasco Nogueira Prista. Com o titulo ¨Um lente distraido¨, publiquei o ja em UPorto. Revista dos Antigos Alunos da UP, 7 (2003, Mar.), p. 38.
Armando Luis de Carvalho HOMEM

relojes web gratis