sexta-feira, novembro 03, 2006


Emblema da AAC (3) Posted by Picasa
O actual emblema da AAC respeita primacialmente à Associação Académica de Coimbra (AAC), bem como à sua equipa de futebol, a Académica, identificada como "Associação Académica de Coimbra. Organismo Autónomo de Futebol" desde 1984.
Quem teve a ideia do emblema foi o dirigente académico e notável jogador da Académica, Armando Sampaio, que era natural de Portalegre e estudou Medicina na UC. A encomenda foi feita ao estudante Fernando PIMENTEL, no ano lectivo de 1927-1928, sendo Presidente da AAC Jaime do Rego Aleixo.
O desenho, de enorme simplicidade e grande carga simbólica, é de um geometrismo modernista tendencialmente abstracto, aproximando-se das certas tendências então experimentadas no campo das artes plásticas. Pimentel rejeitou liminarmente a ideia de uma bola ou de um escudo, optando por um losângulo de contorno grosso preto, no interior do qual dispôs, na parte superior, as três letras AAC, e em baixo, a Torre da UC e a silhueta do telhado da Sala dos Capelos.
A sorte deste emblema foi extraordinária, logo se espalhando as imitações por muitos clubes desportivos portugueses e outras associações estudantis.
A autoria do emblema e respectiva propriedade jamais foram registadas pelo autor, Dr. Fernando Pimentel, nem pela legítima detentora, a AAC. Vazio tão apetitoso terá levado dois estudantes a tentarem o registo fradulento deste emblema na 2ª metade da década de 1990.
AMNunes

relojes web gratis