sábado, dezembro 16, 2006


Becas há muitas (i) Posted by Picasa
O fenómeno da recuperação e invenção de antigos trajos distintivos de grupos sócio-profissionais como o clero e a nobreza parece ser algo de transversal ao mundo universitário/politécnico, a academias e confrarias gastronómicas afirmadas ao longo dos últimos 40 anos.
Boa parte dos trajos analisados comparatísticamente reporta-se ao período 1200-1600, com mais lata incidência em figurinos dos séculos XV e XVI.
As tentativas de (re)aproveitamento de modelos consagrados em algumas universidades europeias mais antigas, parecem caminhar de braço dado com um lançar de olhos a peças de vestuário da nobreza, hoje em dia disponíveis através de sites da internet, publicações ligadas a museus e projectos de reconstituição voltados para o universo do cinema e televisão.
Um dos mais acreditados autores de trabalhos de recolha/reconstituição de vestuário para suporte de séries e filmes históricos na BBC é John PEACOCK. Os seus trabalhos, apesar de editados em Londres, têm corrido mundo graças aos autores de séries televisivas/filmes para os quais se torna necessário proceder à organização de guarda-roupas de época. Com isto não estou a pretender que algumas das universidades dos países de Leste, em boa hora reveladas graças aos levantamentos de Armando Luís de Carvalho Homem, estejam a "inventar" trajos a partir das fontes disponibilizadas por Peacock. Agora que elas estão disponíveis e são bem conhecidas nos meios televisivos e cinematrográficos internacionais, isso ninguém poderá negar. Além disso, os croquis de Peacock são facilmente trabalháveis por qualquer estilista acreditado.
No caso supra temos um nobre inglês com vestuário datável de ca. 1260, cujos elementos mais importantes são uma espécie de beca talar frontalmente fendida, de mangas largas, murça de pele e barrete.
Fonte: Jonh Peacock, "The Chronicle of western costume. Complete in colour with more than 1000 illustrations from de Ancient World to late Twentieth Century", London, Thames and Hudson, 1991, p. 43 (salvo indicação em contrário, as restantes imagens serão extraídas deste autor).
AMNunes

relojes web gratis