sábado, dezembro 30, 2006


Faculdade de Direito de Alagoas

Brasil, 07 de Dezembro de 1956: investidura honoris causa do Presidente Jucelino K. de Oliveira pela Faculdade de Direito de Alagoas. Fundada em 1931, esta escola viria a ser integrada na Universidade Federal de Alagoas, cuja fundação remonta a 1961.

O Presidente Jucelino também foi doutorado honoris causa pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 08 de Agosto de 1960. O barrete e o capelo são praticamente idênticos ao modelo conimbricense.

A ausência de informações relativas ao Brasil fez supor que o Hábito Talar e as Insígnias Doutorais da tradição conimbricense (só) haviam criado um nicho de influência mais persistente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Esta era a informação disponível em Coimbra na 2ª metade da década de 1980, quando ali desenvolvi pesquisas sobre o historial do Hábito Talar e Insígnias. O acesso à iconografia brasileira diz-nos que as primitivas Faculdades de Direito do Brasil acusaram mais cedo esta influência: Olinda (1827), Recife (1854).

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Faculdade_de_Direito_de_Alagoas-28k-

AMNunes

relojes web gratis