terça-feira, dezembro 05, 2006

Homenagem a Luiz Goes

Muito estimada Dra Fátima Lencastre,

Muito obrigado pela oportunidade que me dá de poder participar concretamente na festa de homenagem ao nosso muito querido Dr. Luiz Goes. Como lhe disse pelo telefone, foi através da Canção de Coimbra que nos tornámos amigos inseparáveis. Aqui lhe envio o texto e o poema que fiz para fazer o favor de ler no próximo sábado na festa.

As minhas saudações a todos

Permitam de me associar a esta grande festa de homenagem ao nosso tão estimado Dr. Luiz Goes e, ao mesmo tempo, de unir a minha voz a todas as vossas para também celebrar e render a devida homenagem a este magnífico Coro e instrumentistas, os Antigos Estudantes do Orfeon Académico de Coimbra.
Mesmo se o conhecimento pessoal do nosso tão estimado homenageado é relativamente recente - devo esse privilégio ao meu caríssimo amigo, Dr. Nuno Tavares que saúdo com um abraço fraterno, - não posso deixar de sublinhar que a Canção e a Alma de Coimbra foram e são o nosso elo de ligação. Fizeram de nós amigos inseparáveis!
Quero, em primeiro de tudo, desejar pronto restabelecimento ao Dr. Luiz Goes, pelo seu acidente, e dizer-lhe que estamos ansiosos que volte a fazer ouvir a sua voz; ela faz vibrar todas as nossas cordas sensíveis! A sua eterna juventude é a nossa garantia. A Cidade de Coimbra, a Lusa Atenas e Portugal devem orgulhar-se por ter um filho, um antigo estudante e um cidadão tão digno e tão distinto, pois tem dado a conhecer ao Mundo a ALMA e a CANÇÃO de COIMBRA(!), que afinal é a ALMA LUSITANA. Oiçam-no, cantem-no,... a sua voz é oxigénio para a alma coimbrã e para a cultura portuguesa.
Cá, deste lado do Atlântico (ali quasi em frente!...), levanto o meu cálice à saúde do meu e nosso tão estimado Dr.Luiz Goes e convosco canto em uníssono «Coimbra, tem mais encanto...»

Poema para o Dr. Luiz Goes:

Voz frescura
tudo se pode imaginar
o vento leva aventura
só o tempo pode lembrar.

Caravela na espuma
veleiro no mar
poema movimento
voz... poesia a navegar.

Bruma no vento
espírito no pensar
doçura no momento
a imaginar... a inventar...

Choupal, penedo...
...silêncio!
Luiz Goes a cantar!...
ternura no lamento,
Mondego a recordar,
a sonhar!...

Filipe Batista
Montréal, 25 de Novembro de 2006

PS.
Podem ler o meu artigo sobre o magnífico trabalho do Dr. Luiz Goes,
Espírito e Raíz, no http://www.coimbraxxi.pt/, no blog du Professor C. Carranca, ccarranca.blogspot.com ou no blog de Octávio Sérgio cantodecoimbra.blogspot.com

Uma vez mais, muito obrigado pela oportunidade que me dá de participar na vossa festa em homenagem ao nosso muito estimado Dr. Luiz Goes.
Receba, estimada Doutora Fátima Lencastre, toda a minha estima

Filipe Batista, prof. de Filosofia.
Tel.(450)443-1306
internet : f.batista@videotron.ca

relojes web gratis