terça-feira, dezembro 19, 2006


São Nicolau de Mira Posted by Picasa
Antes do norteamericano Pai Natal era o São Nicolau de Mira o símbolo de distribuição de recompensas às crianças em quadra natalícia. E nos meios rurais portugueses mais fortemente marcados pelo catolicismo, ainda em 1974 era o Menino Jesus a trazer as prendas às crianças e não o São Nicolau.
Padroeiro da Rússia, Grécia e Noroega, patrono dos estudantes, pescadores e crianças, Nicolau de Mira nasceu na Anatólia entre 250 e 270. Com participação no Concílio de Niceia (?), terá falecido no dia 06 de Dezembro de 345 (data das Nicolinas estudantis vimaraneses). Na UC a Reitoria era estatutariamente obrigada a promover a Procissão de São Nicolau no dia 06 de Dezembro de cada ano, cuja missa ocorria na capela do Colégio de São Jerónimo. Nos festejos deveriam integrar-se os membros do corpo docente em trajo de gala, os funcionários e os estudantes.
A gravura utilizada supra integra um fresco de traço orientalizante, existente na Abbaye de Bec, França.
O Blog "guitarradecoimbra" aproveita o ensejo para desejar aos seus habituais leitores e colaboradores um Bom Natal.
Mantendo um pendor generalista e amadorístico desde as suas origens, o Blog tentou ao longo de 2006 satisfazer os seguintes desígnios:
-conceder espaço ao fundador/administrador e seus próximos colaboradores para a divulgação de temáticas diversas, cujos fios condutores sejam a História da Canção de Coimbra e assuntos correlacionados com as tradições coimbrãs;
-promover elos culturais e afectivos entre Coimbra e os seus antigos estudantes de há muito radicados longe da cidade e destituídos de instrumentos que lhes permitam outros contactos mais directos;
-servir de ponto de contacto entre cultores da CC;
-dar a conhecer junto do grande público projectos discográficos e estudos desenvolvidos por formações ou indíviduos (desde que o Blog deles tome conhecimento e os autores manifestem a sua anuência);
-divulgar estudos individuais e de grupo sobre a História da CC;
-resgatar e tornar acessíveis documentos de índole diversa;
-recolher, salvaguardar e divulgar espécimes musicais vocais e instrumentais;
-estabelecer condições para a construção progressiva de uma base de dados apta a disponibilzar em tempo útil informações iconográficas, cronológicas, biográficas, fonográficas e musicais;
-responder satisfatoriamente a pedidos de ajuda/colaboração formulados por investigadores portugueses e estrangeiros;
-inventariar exaustivamente a produção fonográfica/ou musical de artistas ligados à Galáxia Sonora Coimbrã;
-fomentar o conhecimento da CC e a sua livre fruição artística.
Com as lacunas e dificuldades próprias de um Blog amador, os objectivos traçados para 2006 foram atingidos, nalguns casos com inteiro sucesso, noutros parcialmente. Ficaram por completar levantamentos sobre Alexandre Rezende e estudos em curso sobre António Menano. A tentativa de abertura de debates aprofundados sobre matérias como "O que é e como se poderia melhorar a Serenata Monumental da Queima das Fitas", não obteve (em nossa opinião) resultados positivos.
Os pedidos de colaboração feitos aos cultores vivos para que enriqueçam o Blog com relatos das suas vivências, também não colheram eco.
Atendendo à bondade de algumas sugestões dos nossos leitores, importará clarificar que uma certa "deriva generalista", sendo aqui e ali criticável, ajuda a manter o Blog em actividade especialmente nos "dias mortos" em que não existem materiais prontos para edição ou apenas existem em bruto no arquivo de algum dos colaboradores, carecendo de estudos prévios, legendagens, datações, morosas revisões de textos e actualizações de dados.
O Blog mantém as suas portas abertas aos leitores-utilizadores e também a todos quantos possuam e queiram remeter-nos materiais editáveis.
AMNunes

relojes web gratis