terça-feira, janeiro 09, 2007

A Europa de Leste ou "o eu" e "o outro" (5) - A República Checa "em todo o seu esplendor" (II)

1.
2.
3.

4.
5.
Robert A. Mundel, prémio Nobel da Economia, dr. h. c. pela
Vysoká Skola Ekonomika, Praga (2006)


Comentário - Imagens como as 1., 2. e 3. falam por si: estamos em pleno esplendor sumptuário, com reminiscências de alto-clero e nobreza dos sécs. XV-XVIII; o Dr. António M. M. Nunes já aqui o destacou com toda a pertinência. Na imagem 1. vemos um "alabardeiro" abrindo a zona do cortejo onde segue o doutorando e a lente que lhe serve de apresentante. Ambos reaparecem nas ils. 4. e 5., sendo esta última a assinatura final do auto pelo novo dr. As imagens não permitem ir muito longe sobre a indumentária deste último: toga preta aberta no peito (vê-se a gravata); gorra na mesma cor, em tecido aveludado mole. De salientar que, aparentemente, o novo dr. h.c. entra na cerimónia e dela sai exactamente com a mesma «toilette»: nenhuma medalha, capelo ou outro tipo de insígnia lhe é aposto; a «honor» traduzir-se-á no diploma e no registo do auto em livro próprio. Já a «madrinha» enverga toga e gorra vermelhas, mais um capelo na mesma cor debruado a pele; medalha de metal amarelo, pendente de cadeia na mesma cor.
As ils. 2. e 3. são um repositório de togas/becas em vários tons de vermelho (e uma lilás), capelos debruados a pele, medalhas e cadeias douradas, estolas em arminho ou em peles de cor castanha, gorras de diversos feitios, em cores que vão do preto ao vermelho, sendo que num destes últimos casos existe também um forro e debrum de pele castanha.
Julgo importante re-insistir desde já na modéstia da indumentária do novo dr. face aos lentes da Casa (ou, eventualmente, de outras Casas, e que ali se tenham deslocado): o aspecto final mantém-lhe um visual de noviço, impetrante, postulante, candidato... Que diferença face àquelas Instituições (Coimbra, Évora, Aveiro, Açores, U's espanholas, francesas e outras...) onde o novo dr. sai da sala tal qual os Mestres da Casa que presentes estiveram !... A lógica do cerimonial / ritual / visual desta Universidade checa será pois bem uma lógica de «neo-Ancien-Régime»... Voltarei a este ponto no sentido de o aprofundar, mormente no que toca os contrastes face a alguns Países da Europa Ocidental.

Fonte: www.cse.cz

Armando Luís de Carvalho HOMEM

relojes web gratis