quinta-feira, janeiro 18, 2007

José Henrique Rodrigues Dias

O Prof. Doutor José Henrique Dias passa, a partir da edição 8.401 d' O Despertar (8 de Setembro de 2006), a colaborar regularmente com o nosso semanário, assinando crónicas sob a epígrafe “A outra face do espelho”. Saudando, com natural orgulho, a sua chegada, aqui deixamos breves notas curriculares do novo colaborador.
Natural de Coimbra (1934), nasceu e viveu na velha Alta, tendo assistido à terrível demolição. Fez o liceu no D. João III, actual José Falcão. Conhecido como cantor da música coimbrã, com participação em gravações discográficas. Começou por frequentar o curso de Medicina, os dois primeiros anos em Coimbra, até ao quarto ano em Lisboa, curso que abandonou, desenvolvendo a partir de então actividades de criação literária e de encenação teatral, dedicando-se a partir de então ao ensino. Integrou em Coimbra a TAUC, o OAC e o CITAC. - De 1956 a 1969 exerceu actividade jornalística, sendo Redactor Principal do Notícias de Chaves, publicando várias séries de crónicas. De 1963 a 1976 leccionou no Ensino Secundário, tendo sido orientador de estágios pedagógicos.
- Licenciado em História pela Universidade de Coimbra, com Pré-Especialização em História do Absolutismo e Génese do Liberalismo. De 1978 a 1983 integra a Direcção Geral do Ensino Básico com funções inspectivas, no Gabinete de Português, sendo coordenador do Núcleo de Avaliação da Divisão de Acção Pedagógica.
- A partir de 1984 ingressa como assistente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, iniciando a sua carreira docente no Ensino Superior.
-Mestre em História Cultural e Política pela Universidade Nova de Lisboa, com a classificação de Muito Bom. - Doutor em História e Teoria das Ideias, com a Especialidade de História das Ideias Sociais, com distinção e louvor, pela UNL.
- Professor Aposentado da Universidade Nova de Lisboa (2000), onde, entre outros cargos, foi supervisor de Estágios e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da FCSH. Colaboração nos jornais Diário Ilustrado, JL, Jornal de Artes e Letras, Jornal de Notícias, Diário de Coimbra.
- 2000-2004- Professor do Centro Europeu de Estudos Superiores de Comunicação Empresarial no Instituto Superior de Comunicação Empresarial, que pertence ao Grupo EFAP Internacional (Ècole Française des Attachés de Presse et des Professionels de la Communication), onde leccionava Teorias da Comunicação e Ideias e Ideologias, tendo sido Presidente do Conselho Pedagógico e do Conselho Científico.
-Professor do Instituto Superior Miguel Torga, onde preside ao Conselho Científico e integra o Conselho Executivo da Escola Superior de Altos Estudos, leccionando Técnicas de Comunicação do Curso de Informática de Gestão e Ética Fundamental no Curso de Serviço Social. Orienta dissertações de Mestrado em Família e Sistemas Sociais.
- Professor Convidado da ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, onde leccionou em curso de Mestrado.
- Professor Convidado da Universidad de Extremadura, Espanha, tendo leccionado no Curso de Doutoramento em Cultura y Psicosociologia de la Comunicación.
- Investigador do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa, integra o Projecto de Pensamento Hispânico.
- Integrou o Plano Internacional Piedade Popular, em colaboração com o CNRS (Centre National pour la Recherche Scientifique) de Paris.
- Membro do Instituto Brasileiro de Estudos Sociais. - Agraciado com a Cruz de Mérito Humanitário pelo IBES (Brasil).
- É membro do Conselho de Redacção das revistas científicas CULTURA - História e Filosofia e Interacções, integrando de 2000 a 2004 o Conselho de Redacção da Revista de Comunicação e Marketing.
- Tem orientado trabalhos de fim de curso, teses de Mestrado e de Doutoramento, participando em júris como arguente.
- Da sua bibliografia destacam-se "José Ferreira Borges. Política e Economia", Edição do Instituto Nacional de Investigação Científica, 1988.
"O Rosto e o Espelho. A sociedade lisboeta e o teatro romântico 1838-1870)."Poliedro" sociocomunicativo", (tese de doutoramento). "A Carta Constitucional Prometida", ed. Rev. CULTURA, 1987. "Flutuações Ideológicas na Universidade...", ed. da Univ. de Coimbra,1991.
"Trajectória de um vintista anti-setembrista", ed. da Junta Distrital de Santarém, 1986. "O Sebastianismo e o Teatro, Congresso O Sebastianismo na Intra e na Exohistória", Fundação Calouste Gulbenkian, 1983.
"Trás-os-Montes - História e Identidade", ed. Revista Aquae Flaviae, nº 13, 1995. "A Maria da Fonte em Chaves", ed. Rev. Aquae Flaviae.nº 9, 1993.
"Mulheres no Movimento Operário nos Alvores da Primeira República", in As Faces de Eva, nº 3. Lisboa 2000. "Sociocomunicação de Valores no teatro Operário (1850-1870)", in Actas do Congresso Internacional de Comunicação.
UAL, 2001. "Marcas de sociocomunicação ideológica no teatro romântico português", in Revista de Comunicação e Marketing. ISCEM, 2002. "Inácio Pizarro, precursor do Drama de Actualidade", in Saberes do Tempo, livro de homenagem a Henriqueta Costa Campos, ed. Colibri, 2002. "Voando sobre um ninho de cultos". (Oração de Sapiência), ISMT, Coimbra, 2003, Publicada na Revista Interacções, nº 4, ed. Quarteto, 2003. "Da comunicação de valores na relação pedagógica", in Revista de Comunicação e Marketing, ISCEM, 2004.
"D. Sebastião e as Máscaras", in Revista Interacções, nº 7, ed. Quarteto, 2005.
"Luiz Goes - Trovador do tempo novo", in Arquivo Coimbrão.Vol. XXXVIII,Coimbra, 2005.
Do semanário O Despertar de 8 de Setembro de 2006.

relojes web gratis