quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Coimbra
Seabra Santos eleito presidente do Conselho Reitores das Universidades

O Reitor da Universidade de Coimbra, Seabra Santos, que foi eleito segunda-feira presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), disse hoje à Agência Lusa que "pretende reforçar o papel das universidades nas questões educativas".
Seabra Santos, de 51 anos, foi eleito segunda-feira para presidir ao CRUP, que representa 15 universidades públicas mais a Católica, sucedendo a Lopes da Silva, Reitor da Universidade Técnica de Lisboa, que atingiu o limite de idade. "Estou satisfeito com a confiança que depositaram em mim e tentarei responder aos desafios, num momento de mudanças que se avizinha no sector do ensino superior", disse o catedrático de Engenharia Civil, deixando uma "palavra de apreço e consideração para o professor Lopes da Silva". Falando à Lusa no final de uma reunião regular do CRUP, que decorreu hoje em Coimbra, Seabra Santos disse que pretende dar maior dinamismo e mais visibilidade àquele órgão, reforçando o "papel das universidades na discussão das questões educativas e contribuindo activamente para a definição de políticas no sector". Seabra Santo foi, em Janeiro, reeleito para um segundo mandato de quatro anos como Reitor da Universidade de Coimbra, em lista única.
Seabra Santos toma posse como presidente do CRUP no dia 28 de Fevereiro, no Palácio de São Marcos, em Coimbra, no decorrer da próxima reunião ordinária daquele órgão. Quanto às mudanças previstas na lei da autonomia das universidades, Seabra Santos não quis comentar eventuais alterações, embora anteriormente já se tenha mostrado contra a falta de independência na gestão universitária e defendido a necessidade de manter a universidade pública e inclusiva.
[artigo da Lusa, de 13-02-2007, extraído do endereço http://.www.nave.cv/, AMNunes]

relojes web gratis