domingo, março 18, 2007


Alguns chapéus de estudantes
Chapéu e traje adoptados pelos estudantes do Instituto Politécnico de Tomar: calça comprida, dólmen de corte militar (embora no site se escreva "clerical"), ornamentado com quatro alamares e mangas de três botões diagonais na cor científica, capa, chapéu de feltro dito "marzantino" (sic) e camisa branca de colarinho chão.
Admitimos que "marzantino" se trate de uma gralha do site, pois este modelo de chapéu constitui simples variante do antigo chapéu da Escola Agrária de Coimbra (ver foto no Blog, edição de 12/03/2007), do chapéu de equitação à portuguesa e do modelo espanhol andaluz conhecido por "mazzanatini".
Uma versão matricial mais remota deste chapéu catapulta-nos para o século XVII. Ei-lo, com aba rígida plana, cinta de fivela e copa em formato de cone interrompido:
-no retrato do Rei Charles I, por Anthony Van Dyck (ca. 1635);
-em telas de Rembrandt: "Lição de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp" (1632), "Ronda Nocturna" e particularmente "Síndicos da Guilda de Clothmaker's" (1662): http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/rembrandt/;
-diversos trabalhos de Franz Hals, nomeadamente "Casal do Jardim", "Archeiros de Santo Adriano" (1633), "Companhia Meagre" ou "Família no Campo", http://en.wikipedia.org/wiki/Frans-Hals;
- da mesma raiz promanam os antigos chapéus do traje de gala dos oficiais da UC e os de Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Coimbra (versão aba dobrada com presilha e plumas brancas), de que há belíssimas e completas fotografias nos "Anais do Município de Coimbra", Volume 5, anos de 1890-1903. Uma dessas imagens documenta o lente de Direito da UC, Doutor António Luís de Sousa Seco, em Grande Uniforme de vereador, com vara, traje de calção, jaqueta, sapato de fivela, espada, vara dourada de edil, gravata de dois bofes, capa e chapéu emplumado de aba revirada, apenas fenecendo a este notável conjunto a faixa peitoral.
Salvo opinião mais autorizada, o chapéu dito à "mazzanatini", aponta para um modelo distinto da raiz invocada pelos estudantes do Instituto Politécnico de Tomar. Como tal, pode identificar-se com o chapéu de equitação andaluz, com o famoso chapéu à "Zorro", também conhecido e usado no México, e com o chapele de feltro dos Juízes portugueses (ver fotos dos Juízes Conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça e do Juiz Carlos Pinto Osório, Blog, edições de 04/11/2006).
A fotografia ilustra uma digressão da Tuna Templária à cidade de Ponta Delgada. O site desta tuna dá conta de uma versão feminina do referido traje, com casaco mais curto e saia.
Fonte: "Tuna Templária", http://www.tunatemplaria.ipt.pt/.
AMNunes

relojes web gratis