segunda-feira, março 12, 2007

Antigo Traje de Cerimónia da Escola Agrária de Coimbra
Em alternativa ao traje de porte diário, na Escola Nacional de Agricultura de Coimbra (de Regentes Agrícolas, ulteriormente Escola Superior Agrária), os alunos podiam vestir um traje de cerimónia, cujo figurino acaba por ser uma quase adaptação do chamado Traje Português de Equitação/Traje de Montar, com ligações genéticas ao "traje de lavrador" oitocentista, ao andaluz/flamenco Traje Rociero ou Traje de Montar, de que não podemos deixar de assinalar reflexos em formulações masculinas mexicanas da mesma época.
O conjunto camisa/colete/jaqueta curta/chapéu, botas de couro, vem da 2ª metade de setecentos, 1ª metade de oitocentos, sendo primitivamente usado em Portugal e no sul de Espanha com meias altas e calções. A calça comprida de montar é uma aquisição do século XIX, posterior a 1820.
Em termos cromáticos, os padrões clássicos admitidos neste trajo são o branco (camisa) e o castanho, preto ou cinzento para as restantes peças. O Ribatejo reclama a origem deste traje (sem argumentos consistentes), assim constituído na 2ª metade do século XIX:
-jaqueta ou "chaqueta" curta, de bainha rematada a direito, podendo levar alamares de prata e botões ricos na frente e nos punhos;
-calças compridas tubulares de cós alto e cintado, de ajustar nas costas com atilhos (as primitivas eram de alçapão e não de braguilha);
-botas de couro de cano alto;
-colete de decote, com ou sem abas, podendo abotoar ao meio ou possuir duplo caseamento;
-cinta preta de merino ou seda, de longas faixas, a terminar em franjados;
-camisa branca de peitilho plissado e carcela sobrepujada de folhos ou rendas;
-chapéu de feltro de aba larga com virola à portuguesa, fita de laço, copa e aba planas (distinto do "mazzanatini espanhol);
-gravata;
-eventual porte de lenço vermelho ao pescoço;
-capote de baeta durante o Inverno.
Fotografia: arquivo documental da Escola Superior Agrária de Coimbra, publicada por Gonçalo Reis Torgal, "Coimbra. Boémia da Saudade", II, Coimbra, 2003, p. 54. Dois alunos dedilham guitarras de voluta floral. Imagem datada de 1904.
Fontes de apoio: para a reconstituição deste traje, socorri-me de informações e fotografias presentes em sites portugueses e espanhóis, nomedamente:
-Casa Brincheiro. Cartaxo. Traje de Montar, http://www.tmedia.pt.casabrincheiro/trajes.htm;
-Traje Português de Equitação (fotos e texto), http://trajesdeportugal.blogspot.com/.
AMNunes

relojes web gratis