terça-feira, março 13, 2007

Greve Académica de 1907

Coimbra, 13 de Março de 2007

Ex.mo Sr. Presidente da Direcção Geral Associação Académica de Coimbra.

Já não sou estudante de Coimbra actualmente, no entanto, tive a honra de o ter sido no passado mas, como V.a Ex.a deverá entender, quem é estudante de Coimbra uma vez, sê-lo-á pela vida fora e, como me preocupei desde sempre com as coisas da Academia, resolvi enviar esta missiva a V.a Ex.a.

Quando damos entrada no Edifício da AAC, deparamo-nos com uma grande quantidade de placas comemorativas dos 10, 15, 20, 25, 50, 75 anos dos organismos que compõem a Associação Académica de Coimbra, tal como placas comemorativas de outros acontecimentos de relevo para a Associação Académica, como a Tomada da Bastilha ou “Grevistas de 1969”. Placas comemorativas com as quais concordo, pois serão um suporte de memória da Academia.
Contudo, se se faz placas para uns acontecimentos também não devemos olvidar outros,. É que, caso V.a Ex.a não saiba, e é o que efectivamente me dá a entender, acabaram de se cumprir 100 anos da Greve Académica de 1907 (também em tempo de ditadura, originada pelo “chumbo” de um Doutorando no acto de defesa da Tese de Doutoramento) e, já agora, permita-me V.a Ex.a a audácia de o questionar porque não houve qualquer acto por parte da AAC para recordar este momento Histórico importante para a Academia? Tal como se recordam (e legitimamente) outras crises académicas, porque razão esta não foi recordada? Para mais, quando é o centenário desta mesma Crise.
Se V.a Ex.a não tiver conhecimentos acerca do tema, que é o que mais me parece, permita-me que lhe recomende a leitura de algumas obras acerca do tema, entre as quais:

- LAMY, Alberto de Sousa – A Academia de Coimbra: 1537-1990: História, Praxe Boémia e Estudo, Partidas e Piadas, Organismos Académicos. Lisboa: Rei dos Livros, 1990. Nesta obra, vem um capítulo sobre esta Greve Académica.

- XAVIER, Alberto – História da Greve Académica de 1907. Coimbra: Coimbra Editora, 1962.

Vem também na net em alguns sites:
-Almanaque Republicano,
-Museu Bernardino Machado recorda a Revolta Académica de 1907
http://www.cm-vnfamalicao.pt/noticias/desenv_noticias.php?ntid=1722

Sem outro assunto de momento,
Saudações Académicas

Rui Lopes

PS.1 – Permita-me V.a Ex.a o atrevimento, sei que eventualmente nem vai ler esta minha missiva ou, mesmo que o faça, o destino provável desta nos segundos seguintes será o cesto dos papéis, mas aceite esta crítica, que não pretende ser destrutiva.

PS.2 – Em relação ao site da AAC, reparei que apenas têm os Presidentes da AAC desde o 25 de Abril de 1974, porque não põem os anteriores? Estão quase todos na Obra do Dr. Alberto Lamy que referi acima e até alguns nomes sonantes: António Arruda Ferrer Correia, Francisco Salgado Zenha, Carlos Candal e Alberto Martins, entre outros.

relojes web gratis