segunda-feira, novembro 05, 2007

120 anos da Associação Académica de Coimbra

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA: 120 ANOS DE HISTÓRIA

Exactamente a 3 de Novembro de 1887 foi fundada a mais Antiga Associação de Estudantes do País e quiçá, talvez do mundo: a Associação Académica de Coimbra.
Os seus valores pautaram-se sempre pela firmeza, irreverência e solidariedade, passando também por vários edifícios até ao actual, sendo de salientar o edifício da Rua Larga, destruído aquando a demolição da velha alta, em finais dos anos quarenta, Rua Larga que ficou na memória dos estudantes que lá passavam no seu quotidiano académico dando origem ao Fado de Coimbra "Rua Larga":

Rua Larga é uma saudade
De tempos idos, distantes
Balada de mocidade
Dos antigos estudantes

Tens lá no céu um altar
Coimbra com outra lua
Velas da cor do luar
Das pedrinhas dessa Rua

Também os acontecimentos político-sociais das diferentes épocas não fugiram à AAC ao longo dos tempos, pautando-se na sua irreverência:

- Em 1907, devido ao reprovamento da Tese de Doutoramento em Direito de Dias Ferreira a academia insurgiu-se e isso teve grandes repercussões contra a ditadura de João Franco, indo a academia pela 2 ª vez em peso a Lisboa (a 1 ª^tinha sido na homenagem a João de Deus em 1905), entre os grevistas estiveram nomes sonantes: Trindade Coelho (Filho), Carlos Olavo, Carneiro Franco

- Na Tomada da Bastilha, na noite de 24 para 25 de Novembro de 1920, quando um grupo de estudantes tomou de assalto o "Clube dos Lentes".

- Em 1945, quando o então Presidente da AAC, o Estudante de Direito Francisco Salgado Zenha se recusou a ira a Lisboa agradecer a Salazar por Portugal não ter participado na Guerra, valeu-lhe a demissão.

- Em 1962, quando era Presidente o Dr. Candal e a Academia se revoltou.

- Em 1969, quando a AAC dirigida por Alberto Martins ousou pedir a palavra e tantos mais episódios haveria para contar.

A par de tudo isto, a AAC desenvolveu uma ambiência desportiva e cultural com os seus organismos diversos, nas mais diversas áreas, que a tornaram conhecida, sendo de destacar a Briosa, o TEUC, o CITAC, a TUNA, o ORFEON e tantas outras coisas mais.

Parabéns à AAC por mais um ano de vida.

Por isso, É malta, e p' la AAC não vai nada, nada, nada? Tudo ….

Rui Lopes

PS – Para os Abrantinos em especial, convém referir que um Presidente da AAC nas Comissões Administrativas dos anos sessenta é natural de Abrantes, mais concretamente do Tramagal, onde o seu pai era médico, trata-se do hoje Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, Dr. JORGE PONCE DE LEÃO. Também a Secção Filatélica da AAC foi presidida por um médico que exerceu a profissão em Abrantes: o Dr. RUI PEREIRA COELHO.

Muitos dos organismos da AAC estão hoje na NET em:

http://dg.aac.uc.pt/
http://www.aacandebol.web.pt/
http://www.academicabasebol.com/
www.geocities.com/aacbasket
http://www.aac.uc.pt/motorizados
http://www.aac-nauticos.com/
www.aac.uc.pt/~ginastica
http://www.pranto.com/
www.aac.uc.pt/~taekwondo
www.aac.uc.pt/xadrez
http://www.cec.aac.uc.pt/
http://www.ciaac.aac.uc.pt/
www.lunarpages.com/sdcl
www.uc.pt/sddh
www.aac.uc.pt/~sfaac
http://www.acabra.net/
http://www.ruc.pt/
http://www.acc.uc.pt/~sac
http://tv.aac.uc.pt/
http://www.seccaodefado.com/
http://www.tauc.net/
http://www.teuc.pt/
www.uc.pt/gefac
http://www.academica-oaf.pt/
http://www.aac.uc.pt/~orfeon/

Espero não me ter esquecido de nenhum em particular. Muitos são famosos e já com uma longa existência: destaco a Tuna, o Orfeon e também o TEUC que sob a primada condução do Doutor Paulo Quintela fez as mais prestimosas representações teatrais pelo país e pelo estrangeiro, basta relembrar a digressão do TEUC ao Brasil em 1951.
Rui Lopes

relojes web gratis