sexta-feira, novembro 30, 2007


A Orquestra Clássica do Centro assinalou em 2007, 6 anos com uma actividade ininterrupta. Há palavras que definem este nosso percurso: determinação, entusiasmo e confiança na ideia de que, o projecto que defendemos é fundamental para a Cidade, para a Região, para as Pessoas. Pessoas que acreditam que, através da música, da cultura, se faz crescer um Povo! A todos a nossa gratidão!
Honra-nos a certeza de que fizemos o melhor que PODIAMOS. Muitos obstáculos houve que superar, mas sempre os dobrámos com denodo, coragem e de mãos dadas com os melhores. Enquanto contarmos com eles o projecto não parará de crescer.

O futuro é continuar, continuar, continuar!!!
Trabalhar para que a OCC se expanda e se imponha como uma instituição cultural autónoma e orientada pelo e para o Bem da Cidade e da Região Centro continua a ser o nosso objectivo.
“ Deus quer, o homem sonha, a obra nasce!”
Contamos com todos!
Boas Festas!

Emília Maria Cabral de Carvalho Martins ( A Direcção)

Concertos de Natal a realizar pela Orquestra Clássica do Centro

1 de Dezembro, 21:30 horas - Sé Nova, Coimbra
Concerto integrado na iniciativa “Conc(s)ertos à Indiferença”, uma co-organização com o Governo Civil do Distrito de Coimbra.
Na 1ª parte iremos ouvir a Sinfonia em Sib de Carlos Seixas e o Concerto em Ré m op.3 nº6 para Viola e orquestra de cordas de A. Vivaldi*- SOFIA SILVA SOUSA viola d’ arco
Na 2ª parte serão apresentados temas de Natal, tal como o Meedley de Natal (Neves / Virgílio Caseiro), Va Pensiero de Verdi, Panis Angelicus de C. Frank ou ainda Ave Verum de Mozart, e Natal de Elvas com o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.
Maestro – Virgílio Caseiro

*SOFIA SILVA SOUSA, viola d’ arco
Nasceu no ano de 1996 na cidade de Braga, iniciou o estudo de viola d’ arco no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga na classe do Professor Dírio Alves.
Desde cedo executou obras a solo com orquestras: com apenas sete anos tocou com a Orquestra de Cordas de Santa Joana, apresentou-se em três anos consecutivos (após concurso interno) com a Orquestra de Cordas do Conservatório de Braga (tendo já actuado a solo no Teatro Circo e no Mosteiro de Celas em Coimbra). Participou em diversos Master – Classes de viola d’ arco com o Professor David LLoyd (docente na Universidade de Aveiro).

*“No sábado dia 1 a Sofia Sousa, uma violetista de 10 anos, vai tocar a solo com a Orquestra Clássica do Centro. Como já é apanágio da orquestra, mais uma vez estamos perante um acontecimento em que se promove não só cultura, arte e beleza musical, como também se apoiam os primeiros passos de uma criança nesse mesmo caminho da procura pelo belo, pelo genuíno sentimento de partilha através dos sons que é a música. Não são já novidade, os eventos e acções promovidas pela OCC, no sentido de dar ao público, assim como aos músicos de qualquer idade, com a mais desinteressada postura, a oportunidade de viver a música. Resta-me como músico, professor, como amigo e cidadão, dirigir um manifesto “bem-haja” por mais esta iniciativa.” Dírio Alves ( Prof da Sofia Sousa / Músico da OCC )

15 de Dezembro, 21:30 horas - Teatro Municipal da Guarda
Hugo Simões, guitarra / João Machado, guitarra
António Sérgio, maestro

21 de Dezembro, 21:30 horas - Centro de Artes e Espectáculos da Figueira-da-Foz
Concerto de Natal
Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra
Virgílio Caseiro, maestro

22 de Dezembro, 21:30 horas - Igreja Paroquial da Tocha
Sofia Sousa, Viola d`arco
Nuno Silva, tenor
Virgílio Caseiro, maestro

relojes web gratis